07 julho 2011

Inimigo na trincheira

Normalmente nos postamos a uma distância cuidadosa dos inimigos. Dos conhecidos! E quando não os conhecemos, ou melhor, quando nos os identificamos assim?

É o que ocorre com o ego humano. Ele mora em nossa casa e se permitirmos ele bota ela abaixo!

Não sou psicólogo, embora exiba com honra e glória em meu currículo amoroso uma longa e reparadora convivência com uma mestra no assunto e uma relação breve, mas com intenso e qualificado aprendizado com uma outra doutora nas emoções.

Assim, ouso formular aqui algumas questões sobre um dos assuntos mais importantes para a compreensão de quem somos, o que estamos fazendo aqui e como fazer para buscar a felicidade.

Eu fiz tantas bobagens nesta minha vida, que quase desacreditei em Deus, creditando a Ele tão disparatada criatura. Imaginava que Deus deveria ser mais perfeito e mais inteligente e assim me fazer uma criatura mais sensata, mais centrada, mais amorosa, enfim, melhor!

Com o passar do tempo fui admitindo a possibilidade efetiva da existência Dele e desconfiando que a imperfeição humana podia ser o caminho para desvendar o mistério por trás da aparente criação.

As leituras do Mestre Saint Germain e a meditação me mostraram que eu não era apenas o Taddeu e muito menos e ego do Taddeu. Morava em mim um outro sujeito, mais calmo, mais sensato, mais sabio, mais compassivo, muito mais amoroso!

Decidi chamá-lo de Teddy, o Outro! Este indivíduo, aparentemente invisível, é maior e mais iluminado que seu agregado humano.

A maior e principal atividade do ego é esconder essa iluminada criatura que reside em nós. Para isso ele lança mão de todos os argumentos que puder, chamando nossa atenção para o corpo físico, a beleza, o dinheiro, a crítica, enfim, produzindo inúmeros pensamentos que afastem a possibilidade de paz, de silêncio, pois com o advento deles nossa consciência tende a reconhecer a iluminada e sábia outra parte de nós.

Santas palavras de Waine Dier, ao relatar em "Seu EU Sagrado": "do ponto de vista do ego, Deus é a grande ameaça".

Taddeu Vargas


Um comentário:

Celêdian Assis disse...

O ego humano visto sob esta perspectiva de inimigo é muito coerente e sensata e quantos de nós poderíamos nos dar conta de que um inimigo habita dentro de nós, pronto para destruir-nos sorrateiramente por trás de uma trincheira invisível que nos separa da melhor parte de nós. Felizes aqueles que conseguem conhecer as estratégias do ego e se desvencilhar delas.
Excelente pensamento, Taddeu.

Um abraço,
Celêdian