24 julho 2011

Conversando com o Ser Interior 3

O local para a conversa com nosso Ser Interior é o silêncio. Silêncio é tudo o que precisamos para esse encontro. O diálogo que buscamos com nossa alma somente se dará com a quietude em nossa mente. Não podemos carregar para esse momento as atribulações diárias, os assuntos pendentes e os milhares de pensamentos que a mente processa normalmente.

Para conversar com Ele precisamos limpar a mente e deixar o silêncio absoluto ocupar todo o espaço do nosso pensar. Assim se inicia o processo de alinhamento das energias física e não-física, que compõe nosso ser total, e, somente a partir desse equilíbrio, da harmonia gerada pelo alinhamento energético, poderemos nos comunicar com nossa alma.

Alguns fazem isso na posição tradicional de meditação oriental, outros sentados em uma poltrona confortável, outros deitados e até caminhando à beira-mar. Cada um precisa encontrar seu ponto de harmonia e o local e a posição mais agradável para esse momento especial, que pode, ainda, ser ornamentado por uma música suave ou pelo aroma de um incenso.

Normalmente converso com o Teddy - é o nome que eu dei para o meu ser interior - deitado. Levanto pelas 4h30min, tomo uma ducha e um café preto para ficar bem desperto e deito novamente para nosso papo.

Penso que esse é um bom horário para essa atividade, pois dificilmente seremos incomodados por uma campainha, telefone ou mesmo por ruídos dentro ou fora de casa. Além do que, pela manhã, logo após o despertar, nossa mente está mais livre das preocupações que o corre-corre do dia acaba impondo sobre ela.

Todavia, sempre que possível, reservo alguns momentos após o meio-dia e à noite, antes de adormecer, para aquietar minha mente e, eventualmente, receber alguma informação do Teddy.

A paz que o silêncio e os procedimentos preparatórios para o encontro com nós mesmos gera, já justifica a atividade, mas ela é apenas um maravilhoso subproduto desta postura que nos enche de graça e, com o tempo, nos leva à liberdade, ao crescimento e à felicidade.

Taddeu Vargas

Um comentário:

Helly disse...

Essa lição estou conseguindo fazer, Mestre. Gratidão!!!