08 fevereiro 2010

Disciplina e Criatividade

taddeu vargas
Os dois atributos parecem não conviver bem juntos, pelo menos é o que estamos acostumados a ver nas atividades humanas. É senso comum que a pessoa muito criativa, normalmente não é disciplinada e o indivíduo muito disciplinado não tem a criatividade como característica.
A sociedade humana estabeleceu esse paradigma pelo desenvolvimento de sua cultura, baseada na observação dos fatos e na conduta das pessoas. Quanto mais se dizia que um profissional da área de criação não podia ter disciplina, pois a criatividade o aborda sem hora ou lugar definidos, maior era seu descompromisso com a priorização de metas, com uma boa administração do tempo, com a responsabilidade e a determinação.
Por sua vez, a disciplina sempre foi associada à rotina militar, ao cumprimento rigoroso de metas, planilhas, horários, não deixando espaço para o novo, o diferente...para a criação de um outro caminho, uma alternativa distinta das estabelecidas na norma.
Essas verdades foram se perpetuando ao longo do tempo e acabaram como referências humanas em suas mais diferentes aplicações.
Do ponto de vista de minha outra metade, aquela que a gente não vê, apenas sente, as coisas não acontecem desse modo.
Quanto maior a minha disciplina no cumprimento dos horários, períodos e rituais no desenvolvimento do meu retiro meditativo, melhor o resultado de criação, seja de informações que busco para o meu trabalho, para minha vida pessoal, ou qualquer outro desejo que manifesto ter e daí a necessidade de obter novas idéias.
Essa questão é relevante, mais do que parece a princípio. No meu caso, por ter sempre me considerado um sujeito disciplinado e pelo fato de entender, à época, que criatividade e disciplina eram incompatíveis, acabei cursando a faculdade de direito, em vez de uma escola de publicidade. Mais tarde consegui começar a reverter esse equívoco de rumo profissional, não sem seqüelas, mas com ganho de experiência e conhecimento.
Talvez a aparente incongruência resida no diferente perfil dos seres que nos habitam, notadamente na limitação do ser físico em comparação com a infinita sabedoria do Ser Interior. Mais um motivo para irmos do material ao espiritual, sempre que desejarmos obter um entendimento ampliado sobre qualquer assunto. 
MTV
taddeu vargas

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá,disciplina e criatividade...duas coisas indispensáveis na vida..."Se escrever é adquirir esta desenvoltura,não pararei de escrever,não desejos limitar a aprender...disciplina e criatividade,qualidades invisíveis do meu ser"!Que belo empurrão!

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

criatividade sem a prática da disciplina fica inviável.Ser criativo e saber que precisamos de tempo para cada atividade.
O criativo sem disciplina não vive -sobrevive e o disciplinado somente cumpre, mas não transforma.
Abraços criativos

Taddeu Vargas disse...

Olá Michelle, muito obrigado pela visita e muitíssimo obrigado pelas palavras de alento pelo raciocínio desenvolvido. Volte sempre! Abraço forte!

Taddeu Vargas disse...

Olá Marisa, muito obrigado pela presença e pelo lúcido comentário. Volte sempre. Abraço forte.

Dora Regina disse...

Disciplina é simples mas não é fácil, depende muito de que área vamos falar, na minha área que é educação, ser disciplinado não quer dizer que seja criativo, é mais fácil o criativo ser indisciplinado.
A disciplina pode ser aprendida, quando a criatividade chega por acaso.
Um grande abraço e uma excelente semana.

ju rigoni disse...

Criar é um prazer. Mas um prazer que não pode se dar ao luxo de dispensar a disciplina. Especialmente quando se depende da criatividade para sobreviver.

Adorei seus escritos!

Bjs e inté!

p.s - Você tem uma bela família.

Taddeu Vargas disse...

Olá Dora, é sempre um prazer enorme recebê-la aqui no blog. Muito obrigado pelos comentários e pela visita. Abração.

Taddeu Vargas disse...

Olá Ju, muito obrigado por tudo...elogios ao blog, à família, mas especialmente pela visita! Beijo enorme!

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Taddeu Vargas

"Disciplina e Criatividade"

Um par de palavras que tem que dar certo, adorei seu espaço, meus cumprimentos,
Efigênia Coutinho

Taddeu Vargas disse...

Olá Efigênia, obrigado pelas palavras generosas e pela visita. Volte sempre! Abração.