10 fevereiro 2010

A Morte...e a Vida!

taddeu vargas
A vida nas grandes metrópoles, a cada dia que passa perde terreno para a morte.
Ontem, mais uma vez, tive a oportunidade de constatar a sina humana de procurar a morte, em vez da vida. É claro que o fenômeno não é exclusivo das metrópoles, mas ali, onde a sociedade humana desfila seus equívocos, não requer maior senso de observação, senão um pouco de abstração, para verificar o rumo que o homem escolheu dar a sua trajetória terrestre.
Em contrapartida o Universo derrama vida em cada lugar onde eu foco meu olhar. Teimosamente os deuses dos tempos insistem em enviar luz, água, ar, alegria, paz, harmonia, bênçãos, amor...vida! Mas o homem escolhe ter agitação, barulho, poluição, violência, rancor, tristeza, medo...morte!
"O homem é passageiro transitório da vida"! Foi a frase que o Ted acabou de me soprar, e ele explica que a eternidade da vida não cede aos caprichos imediatistas do homem. Ela segue sua senda, do menos para o mais infinito dos tempos programados por Aquele que a inventou.
Talvez eu não tenha percebido e o homem esteja apenas testando a compaixão e a tolerância das forças da natureza, dos deuses dos tempos, usando a terra como laboratório para grandes e maravilhosas teses revolucionárias de convívio e bem estar, que implantarão a violência, o caos, o extermínio em massa e toda sorte de receitas modernas e evoluídas para a consagração... Da morte!
Consciente, ou inconscientemente é isso que a sociedade humana está fazendo, mas a cada dia que passa, e essa pode ser a única notícia boa de hoje, mais pessoas estão se dando conta disso e se movimentam para fazer uma outra escolha... A vida!
Não pode ser outra a leitura de quem para um pouco e pensa no maior de todos os bens que recebeu do Universo, que se manifesta no pensar e sentir, no olhar, nos lagos, nas montanhas e florestas,...no sorriso de um bebê, e os compara com o que vê acontecer nas grandes cidades, e nos noticiosos fúnebres que cobrem esses acontecimentos.
Agora estou de volta ao interior, onde o natural ainda faz sombra ao construído, - mas não muito - e onde o conjunto da vida aparece mais, impondo a harmonia necessária ao desenvolvimento de uma melhor consciência humana.

TaVar
taddeu vargas

2 comentários:

Geisa Machado disse...

Oi Taddeu!
Gostei muito desta sua reflexão.
Infelizmente, o ser humano tem uma instinto destruidor que nunca mudará (e isso não é privilégio só de quem mora nas grandes metrópoles).
Agora, eu penso que o que a natureza faz é contrabalançar e compensar estes estragos, nos dando tudo que é belo para nos lembrar que existe um lado bom dentro de cada um de nós.
Bjusss

Taddeu Vargas disse...

Olá Geisa. A única coisa que enfrenta a morte...é a vida! Você tem razão, parece ser esse o ensinamento da natureza. Obrigado pela visita. Beijo enorme.