01 fevereiro 2010

Apego - A Solução


O único apego saudável é aquele cujo alvo é o próprio ser que se apega!
O que a princípio pode parecer excesso de egoísmo, é uma questão de ordem que possibilitará um apego benéfico.

A condição para amarmos alguém, é que amemos a nós próprios de forma explicita e consciente, pois somente assim poderemos direcionar tudo que temos de bom para a outra pessoa sem os medos comuns às relações, como o medo de perder, ser enganado, etc.

O apego às pessoas da família e de nossas relações amorosas e de amizade, não pode interferir na responsabilidade que essa pessoa tem com sua eternidade. Até por respeito à trajetória desse ser na complexa e misteriosa relação com seus compromissos divinos, que são infinitamente maiores do que sua efêmera passagem por esse planeta.

É claro que devemos esse comportamento apegado, à cultura da maioria da sociedade humana, que sempre viu na morte um fim, embora se ressalte a linha de pensamento oriental, que encara de uma forma mais amena essa questão.

Não muito diferente é o comportamento de apego das pessoas pelos bens materiais. E essa talvez seja a mais comezinha e mesquinha forma de apego. Novamente aqui entra a questão do controle. Não é muito inteligente se apegar à coisas que estão fora de seu controle. Os bens, objetos, valores, perdem a função, o significado, desaparecem, são tragados pela força da natureza, enfim, estão sujeitos a saírem de nossas vidas, assim como chegaram.

Mas nossa vida continua. Somos agora, depois de perdermos entes queridos, ou o cônjuge, ou os bens materiais, o mesmo que éramos antes. Seres infinitamente inteligentes, poderosos, criadores e postados aqui, agora, para cumprirmos nossa meta estabelecida antes de emergirmos no corpo físico atual. Ou seja: sermos livres, evoluídos e felizes.

O desapego, ou o apego saudável é a coragem de saber que terá o que quiser, se dispensar todas as coisas.

Apegar-se a si próprio, reconhecendo a Presença Eu Sou dentro de nós é a forma divina de se preparar para dar muito amor, ajudar as pessoas, angariar riqueza, conforto, um excelente relacionamento amoroso e tudo o mais que o ser humano vive a buscar, com uma diferença: essas conquistas tendem a permanecer conosco.

TaVar

7 comentários:

Maria disse...

Oi marujo,
Obrigada pela visita.
Também passei por aqui e voltarei sempre que puder.Amei esse espaço.
Lindo, verdadeiro e consciente teu texto mas, às vezes, tão difícil de praticar.
Hás de me conhecer melhor ao passear pelos meus escritos.
Escrevo o sou e o que vivo- feliz ou infelizmente.
Beijos no coração

Taddeu Vargas disse...

Olá Maria, é um prazer recebê-la aqui no meu blog. O que você disse é uma realidade. Tendemos a focar mais nosso lado material, que é mais visível, mais à disposição. O lado oculto do nosso ser, pela própria dificuldade de acesso, está a nos dizer que deve ser maravilhoso. Não é mesmo? Beijo grande e Volte sempre!

Valquíria Calado disse...

Caro amigo,lindo tudo que escreve ,parabéns.
Eu darei meu pensar: existe o amor doar-se, aquele que nada espera e tudo dá,(amor de mãe,de Deus,e outros); existe o amor compartilhado,(casais,filhos,amigos,sacerdotes,etc); e tb esse que se diz amor mais que ñ o é,seria como se o compresse,tipo eu te amo,que tens a oferecer?(......,;;;;;;;;,.....)

amor de verdade está em 1 corintios 13.... biblia,amor em todas as suas definições e expressões.

boa semana querido amigo,abarço de paz no coração.

Taddeu Vargas disse...

Olá Valquiria (Valvesta), muito obrigado pela visita. O amor tem sua expressão primeira na criação e desse modo ele age incondicionalmente. Já as relações humanas são movidas por uma mescla de sentimentos que vão do MEDO ao AMOR. Quanto mais próximo do segundo, maior a possibilidade do encontro com a liberdade, a evolução e a felicidade.
Beijo grande amiga, volte sempre!

Rose Apda... disse...

Parabéns...Estavas atento ao sinal que Deus lhe enviavas...É assim que muitas vezes Deus age em nossas vidas,muitos não se dão conta disso,mas é tão gratificante para nós mesmos que sentimos estes sinais,é tão emocionante...
Acredite,sei muito bem o que é isto,sentir na própria pele o desejo e o caminho a seguir,sugerido por Deus,de maneira tão simples,tão doce,que as pedras acabão se tornando flores,e a bagagem muito mais leve!
Obrigada
Um forte abraço...
Rosângela

Taddeu Vargas disse...

Olá Rosângela, muito obrigado pela visita e pelas palavras gentis. É esse mesmo o caminho amiga. O Universo está sempre nos orientando para a estação onde moram nossas escolhas primeiras. Aquelas que fizemos antes de emergirmos nesse corpo físico, e que nos levará à felicidade. Temos que estar atentos, não é verdade? Beijo imenso. Volte sempre.

Unknown disse...

Olá! "Quando se acolhe a impermanência, tudo fica mais leve". Tenho repetido isso inúmeras vezes!!! Bjo