06 dezembro 2009

Conversando com o Ser Interior III

O palco para a conversa com nosso Ser Interior é o silêncio. Silêncio no ambiente que escolhemos para esse encontro, mas principalmente quietude em nossa mente. Não podemos carregar para esse momento as atribulações diárias, os assuntos pendentes e os milhares de pensamentos que a mente processa normalmente.

Para conversar com Ele precisamos limpar a mente e deixar o silêncio absoluto ocupar todo o espaço do nosso pensar. Assim se inicia o processo de alinhamento das energias física e não-física, que compõe nosso ser total, e, somente a partir desse equilíbrio, da harmonia gerada pelo alinhamento energético, poderemos nos comunicar com nossa alma.

Alguns fazem isso na posição tradicional de meditação oriental, outros sentados em uma poltrona confortável, outros deitados e até caminhando à beira-mar. Cada um precisa encontrar seu ponto de harmonia e o local e a posição mais agradável para esse momento especial, que pode, ainda, ser ornamentado por uma música suave ou pelo aroma de um incenso.

Normalmente converso com o Teddy - é o nome que eu dei para o meu ser interiordeitado. Levanto pelas 4h30min, tomo uma ducha e um café preto para ficar bem desperto e deito novamente para nosso papo.

Penso que esse é um bom horário para essa atividade, pois dificilmente seremos incomodados por uma campainha, telefone ou mesmo por ruídos dentro ou fora de casa. Além do que, pela manhã, logo após o despertar, nossa mente está mais livre das preocupações que o corre-corre do dia acaba impondo sobre ela.

Todavia, sempre que possível, reservo alguns momentos após o meio-dia e à noite, antes de adormecer, para aquietar minha mente e, eventualmente, receber alguma informação do Teddy. taddeu vargas taddeu vargas taddeu vargas taddeu vargas taddeu vargas taddeu vargas
A paz que o silêncio e os procedimentos preparatórios para o encontro com nós mesmos gera, já justifica a atividade, mas ela é apenas um maravilhoso subproduto desta postura que nos enche de graça e, com o tempo, nos leva à liberdade, ao crescimento e à felicidade.

Taddeu Vargas

9 comentários:

Helly disse...

Querido Taddeu,
Como faço para aquietar minha mente?? Para não deixar que os pensamentos venham e atrapalhem??
Vc tem alguma dica de respiração, técnica ou exercício??
Estou tendo dificuldade em me concentrar em algo. Pode dar alguma dica??
Gratidão profunda,
Helly

Taddeu Vargas disse...

Oi Helly querida, a partir de (o post que estou colocando agora encerra a primeira parte) amanhã estaremos postando dicas para um melhor aproveitamento da atividade, como por exemplo: como fazer para aquietar a mente; como conseguir um relaxamento mais profundo; a questão da colocação da pergunta mais adequada, etc. Muito obrigado pela intervenção, pois são esses comentários, que poder tornar a ajuda mais efetiva. Além disso, o esclarecimento para um, ajuda os demais. Que todos façam isso, sempre que tiverem algum tipo de dificuldade.
Abração.

Sheila disse...

Taddeu, eu já fiz meditação com música, mantrando frases....e já ouvi/li muitos dizerem que a "mente deve ficar no vazio"...acredito que o aquietar a mente não é torná-la vazia...é, puramente, tranquilizá-la, prepará-la para ser palco de uma troca espiritual, divina....comenta a respeito, por favor???

Taddeu Vargas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taddeu Vargas disse...

Olá Sheila, é um prazer enorme vê-la aqui.
Dificilmente conseguiremos deixar nossa mente totalmente vazia, pela capacidade impressionante de armanezar dados e processar pensamentos que ela possui.
Mas você pegou a idéia. Aquietar a mente é acalmar nossa usina de pensamentos, para que o Ser Interior possa se manifestar.
Mal comparando, é como pedir silêncio aos alunos, para o professor falar.
Não podemos levar nossas preocupações para esse momento de paz e abertura do conhecimento, que será proporcionado pelo Ser Interior.
Vamos ver, na sequência, técnicas simples para impedir que nossa consciência atrapalhe a meditação.
Abraço forte.

Sheila disse...

Quero muito conhecer essas técnicas..mais uma vez..obrigada!!! Abraços...

Nathalya Carvalho disse...

Querido, quanto tempo! Vi sua mensagem e tão logo vim em busca daquilo que tanto preciso, energia do meu ser interior. Adorei os textos e vou procurar realizar os exercícios! Obrigada pelo carinho!

Bjos,

Nathalya

Denise disse...

Talvez eu possa contribuir um pouquinho com meu próprio aprendizado...se me permitem...
Silenciar a mente para meditar, entrar em conexão estreita e íntima com nossa essência - Eu Superior - com a obrigação de esvaziá-la de pensamentos pode ser conflitante com a idéia de que "não devemos pensar", no entanto, não conseguimos parar de pensar.
Lembro de uma sugestão explicada de forma muito simples por vc: não tente impedir o pensamento de vir, somente deixo-o passar...não o processe...permita que venha e se vá...se for uma situação problema, por exemplo, não tentar buscar a solução, não analisar o conteúdo, mas não tentar impedir que aflore. Esse processo não acontece de um dia para outro, é preciso paciência mais do que habilidade para "distrair" a mente...logo, com a prática, é assustador como rapidamente a "cabeça fica vazia"...rs

Obrigada pela iniciação a esse processo, meu querido. Ficaria orgulhoso de meus progressos...rs
Bjos

Ana SC disse...

Muito bons estes artigos.
Há muitos anos,numa sessão de quiroprática tive uma sensação tão forte que me assustei porque estava desprevenida.
Toda eu era o universo sem perder a minha identidade.
Agora previno sempre as pessoas que essas sensações são o início de algo maravilhoso.
Abraço de Luz