27 dezembro 2009

Balanço


Com a aproximação do final de mais um ano, sinto nascer aquela vontadezinha de rever o que foi feito, daquelas coisas que me propus realizar, e também o que efetivamente concretizei, embora não estivessem na minha proposta de realizações para o ano que se despede.
Num primeiro balanço, assim bem por alto, já sinto o tamanho do desastre.
Dos quatro objetivos principais, não alcancei nenhum!
Isso é ruim? É um verdadeiro desastre? Pode ser, mas pode não ser. Acompanhe comigo:
Imagine que suas escolhas do que queria ver se materializar no ano que desabrochava, quando as fez, sejam os opostos do que você escolheu antes de emergir neste corpo físico que ora habita, ou não contribuiriam de nenhuma forma para os objetivos maiores que você programou para essa sua existência terrestre. Essa divergência é comum. Acontece com a maioria dos seres físicos. Aconteceu comigo no decurso desse ano de 2009.
O ser externo e o Ser Interior nem sempre, ou quase nunca, estão alinhados, o que resulta em escolhas diferentes pelo nosso ego, em relação às alternativas do Ser Interior.
A boa notícia é que nosso Ser Interior sabe exatamente o que quer, enquanto nossos objetivos de vida, enquanto seres físicos, são mais fugazes, frutos de pensamentos incertos, passageiros... transitórios.
Assim, acabamos, muitas vezes, tendo experiências inesperadas que nos levam a concretizar parte de nossos sonhos maiores, ocultos para nosso ser externo, mas focados pela alma desde os primórdios de nossa opção pela existência atual.
Podemos ajudar nosso ser total, o conjunto de nossos eus, se buscarmos um alinhamento destas partes componentes do todo, para que o processo de escolha das experiências se dê de forma mais eficaz.
Para isso, precisamos descobrir (lembrar) quais os objetivos que devemos eleger, para vivenciar aqui no plano físico, que estão em harmonia com nossos maiores objetivos, determinados antes de assumirmos a condição humana atual.
Esse é o ponto!
Façamos juntos um balanço do que ocorreu neste ano que ora finda, para cotejar nossos desejos, prioridades, escolhas, com acontecimentos, fatos importantes, surpresas positivas (que fizeram nos sentir muito bem) e fatos desagradáveis.
Avalie primeiro aquilo que você escolheu e que aconteceu. Era realmente o que você queria. Você ainda deseja manter essa escolha?
E o que você se propôs alcançar e não se materializou? Você tem certeza que era isso mesmo que queria?
Analise os acontecimentos importantes deste ano, que não estavam elencados em suas prioridades de realização e verifique o quanto eles lhe deixaram felizes, realizados.
Desse momento de reflexão, obrigatoriamente, surgirão insights que apontarão para aquele alinhamento que falávamos lá em cima, que podem homogeneizar as pretensões dos seres externo e interno, provocando seu bem estar, ou seja, liberdade, evolução e felicidade.
Caso você resolva fazer essa retrospectiva em estado meditativo, a suprema sabedoria do Ser Interior estará no comando do processo, aumentando a chance de uma experiência muito positiva.
Em qualquer situação, lembre-se:
- tudo o que ocorreu pra você neste ano, só tem um responsável...você mesmo. Ninguém tem o poder de influir no que lhe acontece.
- não desanime se não alcançou o que pretendeu. Isso pode não ser o que você realmente quer. Mas, se receber um insight no mesmo sentido, corra atrás que você pode consolidá-lo.
- Se gostar de fazer esse balanço, repita-o, ao longo de 2010. Esse procedimento pode ser a diferença de um final de ano mais positivo, de maior bem estar.
Feliz final de 2009.
MTV
taddeu vargas

Nenhum comentário: