01 maio 2010

Twillian Bonner

taddeu vargas
Uma das manchetes do jornal de maior tiragem do sul do Brasil, edição de ontem, chamou a minha atenção. O destaque jornalístico trazia a notícia do fechamento de sua conta no Twitter, pelo apresentador e diretor editor do Jornal Nacional da Rede Globo, Willian Bonner.
Confesso que fiquei confuso, procurando entender se a manchete embutia alguma outra ilação, com relação à vida profissional do jornalista. Relendo verifiquei que não havia novidade alguma, a não ser o fechamento da conta do Twitter.
O primeiro pensamento que me ocorreu foi se a notícia estaria na capa do jornal, caso o profissional da Globo tivesse deixado o jornal que ele e a esposa apresentam no horário nobre da TV, em vez do miniblog Twitter.
Penso que não! E você?
É incrível a visibilidade que o jornalista alcançou no twitter em algumas semanas, agregando fatos, fotos e relatos de sua vida pessoal e detalhes desconhecidos do Willian Bonner profissional, o que não conseguiu em mais de uma década, em um dos programas de maior audiência da TV brasileira, com a consequente repercussão dessa permanência no ar, - no melhor horário da líder de audiência - nos outros veículos da mídia, como revistas, rádio e TV.
Trabalho há muitos anos com internet, desde quando a rede mundial engatinhava com a lentidão das conexões discadas, no final dos anos 90, quando iniciei a usar esta ferramenta nas minhas atividades profissionais. Em todo esse período nunca tive dúvidas do potencial de crescimento da mídia internet - mesmo quando ela era desconhecida da maioria dos brasileiros - e da inevitável utilização da rede mundial de computadores, em todos os setores da vida das pessoas.
Entretanto, me surpreende o potencial jornalístico do fato, a ponto da notícia do fechamento de uma conta em um site de relacionamento virar capa de um dos diários mais lidos no país.
O que estará por trás desse fenômeno? Estaremos na sala de espera da supremacia absoluta da internet sobre as demais mídias, ou as pessoas simplesmente estarão mais interessadas no dia-a-dia, nas questões pessoais de outros seres, do que nos conteúdos noticiosos de sua cidade, de seu país, do mundo?
Deixe sua opinião como comentário!

TaVar
taddeu vargas

18 comentários:

jakeline magna disse...

É uma pena o Bonner não poder Twittar neste ano de 2010, mas ele deixou claro que quando terminar as eleições ele volta para o Twitter... sempre foi muito gratificante ver o grande jornalista no twitter... ele tirou a mascara carrancuda que estávamos habituado a ver no jornal nacional... mostrou que é uma pessoa alegre, extrovertido e super dinâmico... conseguiu agregar muitos seguidores... sentirei falta dele... mas espero que logo ele volte... adorei o seu post... parabéns pelo excelente blog...

Anônimo disse...

Acontece Taddeu, que não se trata do "fechamento de uma conta em um site de relacionamento virar capa de um dos diários mais lidos no país." Trata-se do fechamento DA CONTA DO WILLIAN BONNER. Só isso. Eis o fenômeno. As pessoas estão muito interessadas no dia-a-dia das personalidades "importantes". Você não vê como os livros autobiográficos dessas personalidades, vendem de montão? Pra mim, a resposta está aí. Os conteúdos noticiosos da cidade, do país e do mundo terão sempre seu lugar garantido no interesse das pessoas. Um não exclui o outro, pelo menos é o que eu penso.
Beijo grande e bom findi.

Márcia Vilarinho disse...

Realmente o seu blog é uma delícia e deixa transparecer o seu alto astral, bem como a sua fluência nata, que ilumina os textos com a clareza suficiente para cada comentário. Parabéns, sempre, Abraços.

Tania regina Contreiras disse...

O fenônomeno aí é apenas o Willian Bonner. Concordo com a comentarista anterior: as pessoas estão muito mias interesadas na vida de personalidades (com a ressalva de que é uma personalidade televisiva e global...Normal!).

Abraços

Unknown disse...

Acho que a questão aí foi a sensação das pessoas ao se sentirem mais próximas do WILLIAN BONNER,algo difícil por outros meios...A vida das celebridades é encarada um pouco como uma ficção...quando mudam de rumo,é como se uma história tivesse chegado ao fim.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

É incrível mesmo!!!
Amigo querido, criei um selinho para os amigos especiais: você é um deles!
Está no meu blog de selinhos:
http://selosemimosdosblogsdasoniasilvino.blogspot.com
Espero que você goste da homenagem!
Bom domingo!
Bjkas, muitas!

Unknown disse...

Como cantavamos a música; "a gente não quer só comida..".É isso...As pessoas querem penetrar no mundo misterioso de uma celebridade,sentirem-se amigas dele...Se Bonner continuasse, o final poderia ser trágico: iam acabar descobrindo que ele tb espirra...

Anônimo disse...

Não discordo das opiniões anteriores: é bom saber que as celebridades não diferem de nós,que somos todos moldados com o mesmo barro, mas há um outro componente aí e, é bem provável que ele tenha algo a ver com um outro post seu, que envolve a questão do eu verdadeiro e do eu que arquitetamos diante do outro - e a internet é um recurso imbatível nesse sentido, que de qualquer forma nos mobiliza e exige de nós a habilidade de convencer o interlocutor. O Bonner, por agora, cansou-se.

PSICÓLOGA TAIZA RENATA disse...

Bom dia, meu querido!
ADORO sua deferência ao meu nome, apesar de não concordar com você. Rsrsrs...
Acho que a internet é excelente se bem usada. E acho que esse "fenômeno" deve-se à exposição excessiva de sua profissão, vida pessoal e essência (que sempre é mais fácil quando exposta para "uma tela de computador").
Falta de tempo, simplesmente, pode ter sido um dos motivos.
????? Vai saber ?????
Tratando-se de Willian Bonner, qualquer coisinha se torna um BUUUMMM.
Beijos e boa semana!

Pecados da mesa disse...

Olá Taddeu;
Eu estou te conhecendo agora e fiquei encantada com o seu blog e, principalmente com as suas palavras sensíveis.
Estou aqui a pensar sobre o seu post em relação ao fechamento da conta de um site de relacionamento do Bonner.
Realmente alguma coisa tem!
Sabe, vou te falar uma coisa...eu acho que não era ele que postava. Acho que ele pagava para alguém fazer e de repente...aconteceu algo que não sabemos!
Aproveito a oportunidade para convidá-lo para conhecer o meu blog e cometer muitos pecados da mesa.
Beijão e fica com DEUS!
Maria Paula

Penélope disse...

Olá, Taddeu. Não creio que o Bonner cansou-se, como disseram em comentários. Creio que concepções ideológicas estão fortemente presentes por trás dessa Manchete.

O Bonner é um grande proissional, porém para manter-se na imprensa televisiva, como vem se mantendo, tem que fazer algumas opções, como qualquer outro profissional que queira manter seu excelente emprego.

Muito pensadores já disseram - " todo homem tem seu preço, barato ou caro, mas, tem." Aqui, no caso - todo emprego tem seu preço.

Depois de tudo, convido-lhe para que conheça um novo espaço - http://in-percepcoes.blogspot.com
Beijinhos

Anônimo disse...

Pena, alguns ainda serem excluídos do meio digital! Gosto muito do Bonner, é difícil quando algo se torna acumulativo e você depara tendo que abrir mão de alguma coisa!Esperaremos com alegria a sua volta!

Unknown disse...

Oiiiii
Vim agradecer o carinho
E dizer q tb vim pra ficar aki
Bjos e boa semana!
=D

Zane BZZ disse...

Oi!!!
Parabéns pelo BLOG: acabo de conhecê-lo e...gostei muito!
Sobre o fechamento da conta de Bonner,acho que o fenômeno está na relação imagem criada/homem real, que pode surpreender!É incrível pensar nas várias imagens que espalhamos em cada lugar, como foi o caso dele; uma imagem na TV, outra na internet...Esse fato nos aproxima de Bonner: vivemos também entre múltiplas imagens e o nosso EU...

Anônimo disse...

Vim até aqui...
para te trazer gentilezas...
e beijos gentis...
Leca

Anônimo disse...

Olá, você fez uma visita em meu blog. Porém ele ficou parado uma mês. as agora estou de volta.
Em breve passarei com mais calma para ler outras postagens.

Um abraço.

Dayse Sene disse...

Acredito que sim. Que as pessoas estão muito mais interessadas em saber da vida pessoal de outras pessoas, que de noticiários da midia televisiva e jornalística. Uma vez que a maioria aborda apenas o que já sabemos:drogas, assassinatos, corrupções, política desordenada, etc...etc. Então saber o que passa nos bastidores da vida particular de um famoso, para "muitos", com certeza, vale mais.Pelo menos não os agridem, não os deixam tristes, sem contar que fica por dentro da vida do ídolo.
Bom! Assim penso eu...infelizmente,a atualidade massacra nossas vidas, destroem a natureza, a gamância pelo dinheiro é exacerbada...então, notícias menos inofensivas agradam mais.

Maria Emilia Xavier disse...

Esse evento que te deixa tão perpeplexo se chama "GLOBALIZAÇÃO", onde o que interessa, o que é relevante se mistura a todas as bobagens possíveis e inimagináveis. Algumas alimentam sonhos - que as pessoas não realizam porque foram fabricados só para sonhar, pois são praticamente impossíveis de serem realizados para quem tem que enfrentar trabalho diário - outras, pela velocidade da net, são fabricadas para "encher linguiça" e existem aquelas que são plantadas para distrair o povo. A perplexidade deixa os mais atentos sem saber o que pensar e...A vida acontece, amigo...Do jeitinho que eles programaram.
Adorei seu Blog, muito lindo. Já estou te seguindo.