14 novembro 2009

1974


Hoje é dia de reencontros. Vou reviver meus tempos de Colégio Santa Terezinha, na minha terra natal, com meus colegas do então curso científico. O cenário era metade dos anos 70, em plena ditadura militar, quando ficar de boca fechada, do ponto de vista político, era prudente. Cautela recomendada principalmente para estudantes.
Mas também era tempo de curtir The Beatles, The Rolling Stones, Johnny Mathis, Charles Aznavour e a jovem guarda de Roberto Carlos e cia., além de vestir calças LEE e usar cabelos longos (ou até o estilo black power, como na foto). Todavia, obrigatoriamente, devia sobrar algum tempinho para estudar, pois a cobrança das freiras era inevitável.
São muitas as recordações daqueles maravilhosos tempos da minha Santo Antônio da Patrulha, terra querida, cenário da maioria dos meus sonhos noturnos desde então. E destes, grande parte revivem momentos pontuais da vida escolar, colegas, pátio do colégio, sala do grêmio estudantil, as gincanas, a primeira namorada, as loucas paixões adolescentes, as amizades inesquecíveis...
Hoje é dia de ouvir muitas histórias, escutar narrativas de situações que não nos lembrávamos mais, episódios que nos escaparam à percepção e também, com certa curiosidade, ouvir dos colegas sobre minha participação na vida deles, naqueles tempos.
É uma viagem no tempo, tempo que volta para relermos nossas experiências e saborearmos a alegria de rever os personagens que encenaram o enredo de nossa história.
Amanhã eu volto para contar como foi e certamente para trazer algumas daquelas histórias esquecidas ou desconhecidas. E voltarei mais feliz, mais inteiro, mais consciente, com o resgate de muitos relatos, fatos, leituras, lembranças e pedaços de mim que ficaram lá atrás.
taddeu vargas

Um comentário:

Helly disse...

Querido Taddeu,
É muito bom ler sobre esse seu momento. Acredito que ao voltar no passado, podemos reaprender muito com a bagagem que temos hoje.
Sei que será um dia inesquecível para vc, onde encontrará muito cacos ( aparentemente perdidos), que estarão completando ainda mais o ser humano especial que vc é.
Estarei vibrando positivamente por esse encontro.
Beijos,
Helly