11 abril 2009

No Limiar da Mudança


Na madrugada veio o componente que faltava, para que a lucidez arrombasse as portas da escuridão instalada desde muito, e se fizesse a luz neste local incerto, de existência certa, onde mora a consciência.
Claro, não ficou tão iluminada assim, a ponto de desnudar todas as questões e dúvidas, como numa foto da suprema qualidade psíquica, mas mostrou um caminho a seguir.
Se é difícil fotografar nosso consciente, imagina seu misterioso irmão, o inconsciente, que como aquele gera consequências, todavia sem causas aparentes. E o objetivo do devaneio em questão - para fazer justiça ao nome do blog - não é evoluir um raciocínio na direção da física quântica, com especulações do formato real do binômio tempo/espaço, mas buscar uma maior clareza da relação entre nossos pensamentos e sentimentos e os fatos que nos afetam no dia-a-dia.
Quando se olha do ponto de vista humano, as coisas do espírito não ficam muito claras, e no caminho inverso, normalmente, a resistência do primeiro para com as variáveis do segundo impedem uma compreensão holística.
A aceitação de que os fatos que nossos sentidos percebem e gravam em nossa mente, têm suas verdades e origens de suas ocorrências em nosso coração, é o primeiro passo para entendermos nosso processo de vida.
Se for assim, podemos descriar os fatos que nos fazem sofrer, ou criar outros que nos façam sorrir. E tudo indica que é assim que funciona. Logo, existe apenas uma causa e um causador dos fatos do nosso viver. Dito assim parece simples. Já lemos isso em livros de auto-ajuda e até em alguns com caráter científico.
Ocorre que, apenas a compreensão do processo não altera o resultado. No entanto, a atitude, no pensar e sentir, de forma disciplinada e positiva na busca do que se quer, alinha desejo e mudança na mesma perspectiva, na direção da felicidade.
Foi assim no meio da noite, presentes desespero, sofrimento e escuridão, quando desceu a Luz, e no centro do clarão surgiu uma espécie de caixa de diálogo, com a frase mágica que, repetida até o sono chegar e carregar o espírito para o além, trouxe compreensão, alento, paz e felicidade.
taddeu vargas


Nenhum comentário: