02 fevereiro 2011

Dia Santo das Águas


Hoje é o dia da minha padroeira - Nossa Senhora dos Marujos -, Nossa Senhora dos Navegantes - na fé católica - e de sua correspondente espiritual na umbanda, Yemanjá. É feriado nesta cidade praiana onde passo minhas férias, com direito a procissão fluvial no final da tarde, no Rio Tramandaí.

Da sacada do apartamento, além do mar, vejo a movimentação dos fiéis de ambas as figuras religiosas, nos preparativos para as celebrações. Desde a madrugada os devotos de Yemanja se dirigiam ao mar, carregando suas oferendas à mãe das águas. Agora à tarde, o movimento é de fiéis católicos, preparando as procissões terrestre e fluvial, que desfilam as imagens de Nossa Senhora dos Navegantes.

Os dias santificados são diferentes dos dias comuns, pois espalham no ar uma energia de compaixão. O sentimento dos fiéis em relação a seus cultos enche a atmosfera de fé, esperança, bondade e amor. Com isso todos são atingidos, mesmo que focados em outras atividades, despercebendo os acontecimentos, e até os incrédulos e ateus, pois a energia do sentimento dos crentes inunda todos os corações, indiscriminadamente.
Particularmente me sinto energizado pela aura iluminada que a população cria, com o envolvimento emocional nas celebrações. É como se o ar ficasse menos denso, mais perfumado, relaxante, curativo... abençoado!

O milagres esperados e muitos não solicitados ocorrem sempre, na maioria das vezes sem verificação posterior, pois as bençãos que a energia gerada provoca se distribuem pela população na forma de evolução cristã, crescimento espiritual, eliminação de pragas e doenças latentes, oposição ao medo, aplacamento de ódios e ressentimentos fortes e, principalmente se verificam, pela propagação da energia criadora do Universo: o amor!

De onde estou agora vejo anjos brincarem sobre as ondas do mar, irradiando alegria e agradecendo pela festa do amor às águas, independente de crenças e religiões, num ritual ecumênico de saudação à vida, que reside nas moléculas de tudo e de todos, celebrando o visível e o invisível, o crente e o descrente, o possível e o impossível, o menos e o mais. Todos, facetas da única verdade: Deus!

TaVar

2 comentários:

Dayse Sene disse...

No final dessa página tem quatro selinhos para você.
Beijos.
http://blog.daysesene.com/2011/01/selinhos-confeccionados-para-meus.html?showComment=1296661703108#c2353482616952287993

*** Cris *** disse...

OLá,td bem?
Também acho que dias religiosos espalham energia pelo ar.
Bjs!