06 abril 2010

Páscoa


Preferi falar da Páscoa depois de passar o feriado, numa espécie de busca pelo ar menos impregnado do cheiro do chocolate e das correrias nos shopping centers, aeroportos, rodovias, etc.

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα), segundo a Wikipédia, é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 Anno Domini.

Entretanto, a sociedade humana escolheu dar uma conotação mais comercial e de entretenimento ao evento cristão, transformando o que deveria ser um momento de reflexão sobre a trajetória do Mestre Jesus em nosso planeta, em um festival de comercialização gastronômica e turística, com suporte oficial pela decretação de prolongado feriado.

Falei com o Teddy (se você nunca ouviu falar nele, leia o post abaixo) sobre isso, e ele, mais experiente, mais sábio e muito mais paciente com nossa senda humana, chamou a minha atenção para um aspecto da semana santa, justamente na minha área, que eu ainda não tinha percebido, ou não tinha relacionado como um subproduto muito positivo das comemorações pascais.

As emissoras de televisão, ávidas pela audiência geral do seu canal, acabam pontuando o período, com a inclusão na programação de filmes que têm como enredo a saga do Mestre Jesus, em sua passagem pela terra. O mesmo tema desfila por salas de teatros e nas ruas do mundo, encenando a história do iluminado filho de Deus, que criou um registro eterno ao consagrar a vida e derrotar a morte, deixando o exemplo de poder e amor a todos seus irmãos.

Assim, a comunicação moderna, eletrônica, marca forte dos tempos atuais, acaba por propagar o lado espiritual do evento, que, ao contrário das outras comemorações, alimenta nossa alma.

Esses eventos que reproduzem os fatos da vida de Jesus, que ocorrem durante a páscoa cristã acabam por divulgar cada vez mais a obra e os ensinamentos do Mestre, renovando a esperança da humanidade na busca do caminho único. O caminho que leva à Luz!

O Teddy (hoje metido a consultor publicitário) me pede para desejar a você meu leitor (ou dele! rsrs) uma feliz  Páscoa, todos os dias, com muitos momentos de reflexão sobre a estada entre nós do Mestre de todos os humanos, Jesus, o Cristo!

TaVar

26 comentários:

Valquíria Calado disse...

Pois obrigada, um abraço de paz.

ValériaC disse...

Querido amigo Taddeu, o Ted sempre tem razão...ele entende que mesmo a Páscoa sendo transformada em algo marcadamente comercial, muito acaba sendo feito no sentido de divulgar Cristo nas diferentes mídias.
E enquanto as pessoas não se acostumam a buscar esta ligação com o Divino, com o espiritual em todos os dias, ao menos reflitam em algumas datas do ano. E esperemos que isto mude...
Para você, uma abençoada Páscoa ...todos os dias!
Beijos...

Irene Moreira disse...

Taddeu
Post muito interessante e muito bom o texto e forma como expoe o significado da Páscoa.
Obrigado pela visita e que tenhas passado uma Boa Páscoa.

Beijos

Elaine Barnes disse...

Ainda bem que hoje também podemos contar com a net e espalhar o verdadeiro significado das coisas. Cada um fazendo um pouquinho com certeza será de grande valor. Adorei! Montão de bjs e abraços

Cris disse...

Estava lendo seu postb e pensando nas reflexões do Ted. Louco! Não deveríamso precisar o uso da "propaganda" ou "divulgação" da Páscoa ou de qualquer outro momento dessa vida singular e divina.
Essa história deveria estar consoco todo o tempo, viva, real, como exemplo e exercício de cada dia.
Somos ainda tão principiantes, né?
Desejo uma Páscoa cheia de renovações até que venha novamente o próximo calendário anunciando que ela chegou....de novo!!!
Uma páscoa de VIDA e PAZ.
beijo grande

Alma Poética disse...

MUITO LEGAL SEU BLOG SIGO-T, VOLTAREI MAIS VEZES PARA APRECIAR SUA ARTE DE ESCRITA...............ABRAÇO BRÓDER TE ESPERO EM VISITAS EM MEUS BLOGS E EM BREVE EM MEU HOLL DE SEGUIDORES TBM ABRAÇO

MARQUINHOS

Emilene Lopes disse...

Olá Tadeu!
Obrigado pela visita, vou seguir este "Marujo".
Bjs
W&M

Sandra disse...

Oi Taddeu gostei demais do post,o Ted como sempre surpreendendo com seus comentários legais. O Montanha esteve em recesso por duas semanas , mas já está ativado.
Passe por lá , estou esperando sua visita.Beijo Zen.

anita sereno disse...

ola bom amanhecer
amei este poste o seu blog esta muito lindo beijinhos boa noite

Unknown disse...

Obrigado por ter passado no meu cantinho! :D
Vou acompanhar o seu blog tambem! ;)

Beijo

Dora Regina disse...

Taddeu, como é bom saber que Jesus Cristo morreu por nós em uma cruz para perdoar os nosso pecados, por isso lembremos sempre que Páscoa é libertação, um passo a darmos para livrarmos de todo mal em nossas vidas.
Um grande abraço.
Feliz Páscoa!

Unknown disse...

É sempre bom ver ainda lembram dos verdadeiro significado da Páscoa...

Agradeço a visita ao Jardim
Saiba que esterei, também, sempre te espiando por aqui...

Bjs

Unknown disse...

Linda a sua postagem.......Agradeço o carinho da sua visita.

Beijos perfumados na alma!!

Denise disse...

E a energia se faz mais leve......e faz com que de uma forma ou de outra,muitos q assistam os tais filmes....reflitam .

Um mestre de luz esteve entre nós e nos deixou o legado do amor.

Oxalá possamos todos,aprender um pouco

carinho

Ava disse...

Estava aqui intrigada com esse Ted...rs
Como é bom esse diálogo interior... Creio mesmo que se tirássemos um tempo para uma conversinha diária com nosso "Ted", muitas de nossas neuras seriam resolvidas fácil, fácil...rs

Quanto a esse bombardeio da Páscoa, bem, os meios de comunicação se esbaldam, e a gente pede para acabar logo...rs

Beijos!

nii disse...

Muito obrigada por ter gostado!

Anônimo disse...

Oi Tadeu,

Obrigada pela visita, por me seguir.

A Páscoa chega ser boa de todo o modo, para quem só pensa nos prazeres do chocolate, das compras e dos passeios, para quem gosta de participar e para quem faz de tudo um pouco.

A ajuda da mídia é fundamental, já que o povo só se move em massa. Ou seja, é a oportunidade que TODOS possuem de participarem do mesmo fato, do mesmo evento. Faz efeito.

Beijos,

Bruna Yoshitomi disse...

Lindo post!!

Helly disse...

Agradeço e desejo o mesmo para vc e o Ted.
Beijos

Anônimo disse...

" DEIXE QUE DEUS FALE AO SEU CORAÇÃO,
PARA QUE VOCÊ SAIBA O QUE REALMENTE
DEVE FAZER EM SUA VIDA!"

( Pe. FÁBIO DE MELO)


Feliz FDS.......Beijos meus!!

Sofia Laubstens disse...

Olá Tadeu, muito obrigada pela visita ao meu blog, pelo comentário e por me seguires...
Gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog, estou lendo e achando tudo muito interessante, sendo o Ted o que mais me chamou a atenção...rsrsrs
Quanto ao texto sobre a páscoa, acho que é muito triste esta questão do mercado comercializar uma data tão espiritual e de reflexão em mercadoria, assim como fez com muitas outras datas, não é mesmo? e acredito que a mídia apenas esteja cumprindo o seu papel, já que seria estranho passar um filme típico de sessão da tarde nesta data...rsrsrs...
Mas, o que importa mesmo é o que cada um sente em relação a esta data, não sou cristã, mas respeito a história de cristo e é sim um momento de reflexão consigo mesmo e com tudo o que representa este momento...
Um grande abraço e seja sempre bem vindo ao meu blog.
Se lhe interesar visite também: http://contomomentos.wordpress.com/

Anônimo disse...

Foi o tempo...
em que Páscoa...era algo...
além de brigas por ovos...finos e com brinquedos...
beijos
Leca

Mari Amorim disse...

Olá menino!
Vim agradecer-lhe pela visita e por estar seguindo meu blog,faça daquele espaço seu tb,é sempre um prazer compartilhar conhecimento.
Boas energias
Mari

Graça Pereira disse...

Passei para te desejar uma semana em beleza.
Beijão
Graça

anita sereno disse...

oi Tadeu como vai passei para te deixar um beijinho e desejar uma boa semana

Rosa Barros disse...

Olá Taddeu, que maravilha de Blog. Inspirador!! Agradeço também por me seguir no meu blog. Eu também , gostei de sua escrita, seu perfil e de suas motivações existênciais.
Que possamos fazer belas trocas. Lindo o blog, adorei!!
Beijos meus