25 janeiro 2010

A Janela


Minha janela tem uma programação eclética, universal, com a vantagem de não apresentar reclames, salvo algum carro de som que passe em frente a ela, com mensagens do comércio da cidade, o que não atrapalha a programação.
Dela vejo o Sol reassumir seu lugar de príncipe do dia, desescondendo todas as nuances da noite e seus personagens tardios, que enfeitam e embalam o invisível. A cada metro que alcança na linha do horizonte, em sua íngreme subida rumo ao meio do dia, vai desenhando um novo cenário com as sombras, os reflexos, os vultos e os esboços.
Os personagens do enredo do meu teatro diário, dão movimento à compulsória paisagem que vislumbro, num vai-e-vem automático que salienta a condição de humanos, em detrimento dos seres complexos e criativos que são.
Quando à tarde chega, empurra de volta as sombras de todos os entes de meu panorama, invertendo o significado do que vejo. Os aromas e os sons que absorvo da minha tela da vida também já não são os mesmos de então. Mas o vai-e-vem dos artistas do meu cenário continua, como se tudo fosse igual a antes. Parece que não percebem a transformação.
Quando o causador da Luz se despede do protagonismo sobre o palco do dia, a falta Dele assume o comando sobre o que ainda vejo da minha janela.
Na programação da noite os sons são substituídos por uma melodia que brota da penumbra daquele cenário que não vejo mais, mas ouço e cheiro o aroma da noite de mais um dia que encerra minha cena, minha paisagem, meu drama, minha comédia humana.
MTV
taddeu vargas

4 comentários:

Denise disse...

Como bom Marujo, rendendo ao mar um tributo lindo...e absolutamente coerente com a imagem que tem diante de teus olhos - internos inclusive (ou principalmente??...rs)

Vou destacar o primor desta frase que parece construída pelo artesão da própria natureza descrita..."A cada metro que alcança na linha do horizonte, em sua íngreme subida rumo ao meio do dia, vai desenhando um novo cenário com as sombras, os reflexos, os vultos e os esboços"...belo! como tudo que escreve. É sempre uma gostosura navegar nas entrelinhas de teus pensamentos, e viajar guiada pelos faróis de teus sentimentos expostos com generosa cumplicidade a nós, seguidores de tuas pegadas deixadas visíveis àqueles que se aventuram aos devaneios...de um Marujo...rs

Beijos carinhosos!

Taddeu Vargas disse...

Esta é Denise, a Generosa! Ah, e é atenta também! Mas também é escritora, das melhores, vejam o texto de comentário. Se comentário ela faz com esse nível de escrita, imagina os textos do blog. E por falar em blog, anotem todos: www.baliar.blogspot.com (Tecendo Idéias). Esse é o endereço do blog da moça generosa e excelente escritora aí de cima.
Obrigado pela visita querida e pelas palavras que não mereço.

Geisa Machado disse...

Perceber e acompanhar a trajetória do sol é só para quem tem "olhos de ver". E vc, com certeza, os tem.
E mais, na descrição dessa trajetória vc conseguiu que eu fosse a sua companheira de viagem, porque a cada movimento descrito eu acompanhava como se também estivesse nesse mesmo local. Muito bom!
Bjusss

Taddeu Vargas disse...

Olá Geisa, fico muito feliz e recompensado por ter sua presença qualificada aqui no blog e com comentários gratificantes para minha criação. Muito obrigado. Fico honrado com suas palavras. Volte sempre. Abraço forte.