29 dezembro 2008

Textos Escolhidos (3)

Junto com meus quatro anos veio a mudança para a cidade, onde minha irmã já residia, em casa de nossos avós maternos, para poder frequentar a escola. E foi lá que moramos por um tempo, antes de termos nossa própria casa.
Foi uma revolução em minha cabeça. Conheci, ao mesmo tempo, as novidades da eletrônica moderna (de então): a eletrola e a TV, esta recém chegada ao estado, casa nova, gente nova e novos costumes. Meu avô era um próspero empresário rural e sua casa uma das maiores e melhores da cidade; foi um dos pioneiros na plantação de soja no Rio Grande do Sul e tinha lavouras no norte do estado, para onde se deslocava com frequência.
Uma mudança e tanto, para quem estava acostumado a tomar banho de bacia ou mesmo de sanga (riacho) e que agora experimentava banhos quentes de banheira e chuveiro.
Junto, no pacote das novidades, vieram pessoas, muitas delas, fazer parte do meu dia-a-dia. Avós, tios, amigos destes, que frequentavam o casarão, empregados, enfim, um mundo diferente e novo para mim, mas um amplo laboratório, onde pude observar perfis de personalidade e as atitudes das pessoas. Isso viria a ser muito importante e decisivo em diversas das escolhas que fiz bem depois e que mudariam muito minha vida.
taddeu vargas

Nenhum comentário: