07 fevereiro 2011

Melhores comentários


Foi uma amiga querida quem me deu a ideia de colocar neste livro (Teddy, o Outro!) - que reúne crônicas que publico nos meus blogs -, alguns dos melhores comentários aos textos dos posts. Achei a ideia genial, pois, além de complementar o assunto do texto com uma visão externa e enriquecedora, fortalece o conceito do projeto, de ter um livro totalmente desenvolvido no ambiente da internet e agora, definitivamente carimbado com a marca da interatividade, através da participação ativa dos leitores nas páginas da publicação.

Pra você que está me lendo nesse momento, alvo dos textos que construo, os comentários que acompanham a crônica servem de sobremesa temática, com uma leitura já manifestada sobre ela, ampliando o compreendimento e quase sempre trazendo novas luzes sobre o assunto, numa flagrante extensão da inteligência da construção semântica inicial.

Talvez este seja o primeiro projeto literário a abrigar essa novidade, emprestada pelas mídias sociais surgidas com a internet, e não será a única, haja vista a propagação de novos conceitos e costumes, oriundos de uma ampla miscigenação cultural, que as novas tecnologias da informação acrescentaram ao nosso dia-a-dia.

A possibilidade de colocar você leitor, como coautor da obra, através da publicação dos comentários acompanhando os textos, cria um conceito híbrido na produção editorial, mas alinha-a às modernas formas de relacionamento entre autor e leitor, e gera como subprodutos outros relacionamentos entre os comentaristas dos textos, que acabam se conhecendo, pois estão identificados neste livro e se adicionando nas mídias e redes sociais, promovendo o efeito multiplicador da comunicação, comum na rede mundial de computadores.

No momento que escrevo este texto, e prestes a postá-lo no blog Devaneios de um Marujo, fica imaginando quantos e quais as abordagens dos comentários que você, meu futuro leitor do livro - e agora me transporto para esse momento além -, que está com ele nas mãos, já pode identificar, sem precisar imaginar.

Seja no blog ou no livro que você pode ter em mãos nesse momento, utilizo esta crônica para agradecer a audiência à minha escrita, aos meus pensamentos, aos meus devaneios, que terão sentido plenos, caso possam ajudar, um que seja de meus leitores, a identificar seu eu superior e juntos trilharem o caminho da liberdade, da evolução e da felicidade.

TaVar

3 comentários:

Denise disse...

Eu concordo com tua amiga, a ideia é muito boa - interação e interesse andam juntos.

Vc me pediu que "autorizasse" meu comentário, mas lá na aba, onde indicou, não é possível...achei que neste post "cabia"...rs

Imagine se preciso autorizar, vc me honra ao conceder a escolha de minha simples participação comentando, que, como vc sabe, é sempre no intuito de colaborar com vc.

De novo, sucesso ao projeto.
Entregue ao Teddy um bjo da Deny...rs
Pra vc, um bjo meu.

Helly disse...

Queridos Ted e Tad, rs,

Fico muito feliz em saber que você levou à sério a proposta.
Lendo a forma que você desenvolveu o texto, me emocionei e senti o quanto isso pode a ser desenvolvido em conjunto.
Aliás:
# NÃO SOMOS TODOS UM???
# NÃO DEVEMOS CRESCER NAS DIFERENÇAS??
# NÃO VIVEMOS A ÉPOCA DA INTERATIVIDADE VIRTUAL???
Então, penso que seja um ótimo caminho e uma nova e singular maneira de termos vários pontos de vista sobre um mesmo tema.
ACREDITO NESSE SUCESSO DESSA PARCERIA AUTOR& LEITORES.
Namastê!

Mariza disse...

OLá, Querido Marujo,
Acho bem legal essa idéia, se vc realmente achar que vale a pena citar qualquer um de meus comentários, fique à vontade, vou me sentir bem agradecida.Abraços
Mariza