03 julho 2010

Seleção X Brasil

taddeu vargas
Faltavam técnico e craques, como já se sabia, mas a derrota, antes da final, acabou vindo por outro motivo. O desequilíbrio emocional derrotou a seleção brasileira, no segundo tempo do jogo no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elisabeth, na África do Sul.
A união do grupo, coisa tão saudável em qualquer tipo de ação, por causa dos acontecimentos de 2006, foi tão priorizada, que virou uma competição do grupo contra todos. A seleção do Dunga jogava para provar que a imprensa e o mundo estavam errados e somente eles detinham o conhecimento e a verdade.
Da maneira bélica que a relação com as pessoas que estavam fora do grupo foi construída, só deixava uma alternativa: ganhar todos os jogos e ser campeão do mundo. Qualquer coisa menos que isso seria um desastre. O isolamento absoluto da seleção, as tensas entrevistas coletivas, os treinos fechados, o mau humor constante do treinador, foram apenas os ingredientes de uma condução neurótica, equivocada e desastrosa.
Esse ambiente de isolamento que entrincheirou a seleção, criando uma competição contra todos, na obstinada pretensão de provar, que a única possibilidade de se obter a vitória era trilhar o caminho eleito pelo comando do grupo, desgraçou a seleção brasileira quando sofreu os gols na partida contra a Holanda.
Sim, por que aí teria que jogar futebol, um futebol organizado, com destaque para as estrelas do time, revertendo o placar negativo. Para isso precisava cabeça fria, tranquilidade, ...equilíbrio emocional! Mas isso não foi treinado!
A possibilidade de sofrer uma derrota, dando razão a todos os desafetos cultivados durante a campanha de preparação instalou o desespero, destemperou o plano tático e permitiu que as falhas individuais determinassem o placar.
Quem se enclausura nas dependências de uma opinião, considera tudo que estiver do lado de fora o argumento de um inimigo, criando o paradoxo de uma partida de futebol da seleção brasileira X Brasil.
taddeu vargas
TaVar
taddeu vargas

14 comentários:

Grasi disse...

É... quem não joga pra ganhar, não ganha. O Brasil está deixando a África do Sul com muita roupa suja na bagagem para ser lavada em casa e com muita sorte de não ter tomado uma goleada humilhante na despedida. Os gols perdidos pela Holanda no segundo tempo foram muitos e inacreditáveis. Parecia que estavam respeitando um ex-gigante adormecido. Não jogamos bem em nenhuma partida. Na hora que apareceu um adversário mais ou menos, perdemos. Estamos voltando pra casa sem o hexa.
Penso que nada mais justo!
Um abraço e um final de semana super iluminado :)

Amanda Luna disse...

Oii Taddeu quanto tempo né? passe lá p/ me visitar viu?
Então quanto ao jogo de ontem parece que entraram dois " BRasis" em campo ontem... um Brasil no primeiro tempo e outro no segundo, até comentei no blog.. ôô joguinho xoxo esse.. erraram tanto que a vitória do outro time foi justa!!!
Beijão
sermulhereomaximo.blogspot.com

Taís Santana disse...

Olá...Obrigada pela visita ao meu blog e obrigada também pelos comentários.
Identidade...talvez seja essa a palavra que melhor define essa nossa nova amizade.Principalmente porque também amei seus escritos. Visita por aqui acontecerá sempre.Abraços Taís

Dora Regina disse...

Taddeu, o mau humor do Dunga foi impressionante, ele não dava um sorriso, sempre estressado, isso pesou muito para a seleção brasileira, nesse momento estou assistindo tv e vejo o Maradona no campo brincando com os jogadores, achei bonito.
Agora temos que esperar 4 anos para torcer pelo tão esperado HEXA.
U abraço! Bom fim de semana!

Adri Eifler disse...

Oi Tadeu! Obrigada pela visita e pelos simpáticos comentários no meu blog! Parabéns pela sensibilidade de enxergar coisas que a maioria dos olhares masculinos ignora! Teu blog é 10 e teus textos tem uma fluidez deliciosa!Bj

Anônimo disse...

Quando o primeiro tempo terminou em 1x0 eu cantei o jogo e disse:Já era.
Dizem q o Brasil jogou muito bem no primeiro tempo pois eu digo:Ñ jogou, a holanda é q ñ jogou o q sabe.
O Dunga é um tecnico inexperiente e nem tentou fazer mudanças no time,ñ admitiu q as mudanças eram necessárias portanto significaria para ele fracasso.
O Caca ao meu ver jogou igual a uma moça só faltou o salto para ser mais exata.Ñ sou um boa entendora de futebol mas é visível acreditar que faltou humildade,a Holanda voltou para arrebentar e mostrar o q sabe.
O Dunga tem muito o q aprender,a função dele ñ é agradar a ele e sim ao povo brasileiro.
Beijokas.

Karine Melo disse...

Adorei seu blog, parabéns!

:*

Anônimo disse...

Pura verdade em sua análise, Taddeu.
Faltou união, amizade, humildade, garra!!!!
Mas a vida continua, e espero que o país volte para a real, do que com tantos feriados assim no meio da semana.
Brasileiro é muito folgado, e precisamos de mais determinação, trabalho, para termos ORDEM E PROGRESSO.
Beijos

*Ronilda *Reis disse...

E todos dizem "o Brasil perdeu essa, que venha 2014", isso não me consola! Que garantia temos que vai ser diferente? Um erro não conserta outro...

bjimmm

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Uma lamentável derrota,
tremenda decepção...
Amigo, vim te desejar uma
abençoada noite, e um iluminado domingo!
Carinhos a ti... Abraços

Cris disse...

Oi Tadeu!
Ser ou pretender, melhor dizendo, ser o dono da verdade é um sério risco.
Se queriam provar uma verdade...erraram. A verdade não se prova. Ela existe por si só...por excelência.
Acho que o tempo e os fatos mostram, né?

beijo e uma semana linda pra vc !

Recolore disse...

Taddeu,eu nem terminei de ler o post todo!
Mas resolvi comentar:
Eu acho que os nossos jogadores nunca foram treinados para saber que a probabilidade de perder ,te explico: Eu acho que o Dunga como técnico deveria ao menos falar para os seus discípulos ( ...),que : Tenham consciência de que ,se vocês chegaram até aqui,saibam que provavelmente levarão um gol!..etc,etc.
Assim estariam mais equilibrados e preparados emocionalmente e não essa vergonha de levar um gol e simplismente travar,perder o equilibrio e blá,blá,blá!!!
Eu nada entende de futebol!!!
Bem é isso!!!!!!
Abraço,
se tiver uma réplica,gostaria de ver no seu blog!!!!!!!!rrrsss!

Brasil Desnudo disse...

Olá Tadeu!!!
Visitando seu blog, me deparei com mais uma matéria sobre a seleção brasileira....
Mas depois de ler a matéria postada, gosto também de ler os comentários...
Como dito! São vários Técnicos brasileiros que fariam diferente!
Será?
Brasil x França= Parreira apático, sem nenhuma manifestação de ver Zidane dar lençol no Ronaldo.... E perdemos a copa.
Brasil x Holanda = Dunga stressado, tentando talvez, mostrar, reverter o que assistia alí, na beira dos nervos e do CAMPO,onde nós, telespectadores apenas de TV....
Perdemos também mais uma Copa!
Dos mais diversos comentários sobre o Dunga, eu na verdade, não fiz nenhum... Só acho o seguinte!
Não ganhamos porque o time adversário jogou melhor...
E como aconteceu em tantas outras copas...
Mas vamos ver o outro lado da História!!
Eu, pelo menos Observei uma coisa, que um jovem de apenas 16 anos,um adolescente ainda, um País vindo de atrocidades por séculos, tendo sua Raça, seu Povo, escravizado, onde até hoje vive sobre os efeitos dos descasos do Mundo como um todo...
Vemos esse Povo, sofrido, Pobre, mas com uma Garra, e mais, A felicidade expontânea de todos, recebendo até aqueles que mais o fiseram sofrer tamanhas injustiças, sem Rancor e com Respeito...
Estou falando de um Povo discriminado pela cor da pele negra, pela falta de cultura, onde muitos de nós possuí, mas nem tão pouco, tem a Beleza externada nessa festa, que para eles, foi um dos maiores motivos de Orgulho de Um Povo.
Os Africanos.
Pensamos assim!
Perdemos o Jogo, mas tivemos uma aula Cultural e de Cidadãnia maior do que, simplesmente ganhar mais um Jogo..

Mito boa sua matéria, meus parabéns.

MARCIO RJ

Daniella Ockner disse...

Realmente. Falar mal da convocação todo mundo fala, mas nem todos percebem que faltou treinar o emocional. Gostei muito =) sigo também, um beijo