13 junho 2010

Faça como Dunga: Não use craque!

taddeu vargas
A pauta é, inexoravelmente, a Copa do Mundo!
E resolvi escrever a crônica logo, antes que o Brasil esteja de volta e o assunto caduque. Infelizmente fomos (nós brasileiros) vítimas de alguns equívocos da CBF e também da fatalidade, mas o certo é que o time do Brasil não deve chegar às fases finais da primeira Copa do Mundo do continente africano.
O primeiro equívoco foi contratar um ex-jogador de futebol e não um técnico para dirigir o escrete brasileiro. Temos pelo menos dez profissionais de excelente qualidade e que poderiam estar agora em Joanesburgo, à frente da preparação tática e técnica da seleção brasileira de futebol.
A culpa não é do Dunga. Ele foi convidado pelo Sr. Ricardo Teixeira, inventor do Dunga como técnico de futebol. Como dizia meu avô: "Quem inventa é inventor".
Ocorre que a escolha do Dunga e a fatalidade (Kaká em mau momento de condicionamento técnico) acabaram com as chances de trazer o hexa para o Brasil.
Nas cinco copas do mundo ganhas pelo Brasil tínhamos técnicos de futebol e craques no time, fenômenos do esporte bretão que fazem a diferença na hora da decisão, senão vejamos:

Copa de 1958
Técnico: Vicente Feola e jogadores como Pelé, Vavá, Zito, Mazzolla, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo, entre outros.
Copa de 1962
Técnico: Aymoré Moreira e praticamente os mesmo jogadores da copa anterior. Nesta copa Pelé se machucou e aí Mané Garrincha chamou para si a responsabilidade e entre outras que aprontou, dizimou o English Team pelo escore de 3 a 1. No dia seguinte, os jornais ingleses estampavam: "Mané Garrincha é um extra-terrestre"
Copa de 1970
Técnico: Zagallo e jogadores como Clodoaldo, Gerson, Rivelino, Paulo César Caju, Jairzinho, Pelé e Tostão.
Copa de 1994
Técnicos: Parreira e Zagalo e craques do porte da dupla Bebeto e Romário
Copa de 2002
Técnico: Luiz Felipe Scolari e os fenômenos Rivaldo e Ronaldo, este artilheiro da copa com 8 gols.

Em 2010 temos um técnico que nunca treinou um time de futebol e Kaká, o único jogador realmente diferenciado na seleção está com menos de 50% de capacidade técnica, para desenvolver o seu futebol. Os craques que poderiam inventar uma forma de ganharmos a copa, como fizeram os gênios que escreveram a história das cinco conquistas do futebol brasileiro, ficaram de fora. É o caso de Ronaldinho Gaúcho, Paulo Ganso, Neymar e mais uns dois ou três meninos que ficaram no Brasil, e vão assistir pela TV o fiasco que se prenuncia.
Mesmo assim vamos torcer para que ocorra um milagre e surja das entranhas do imponderável a sexta conquista brasileira no futebol. Se isso não ocorrer, teremos a compensação da viabilidade de uma faxina na CBF, com a substituição do senhor do futebol brasileiro e inventor Ricardo Teixeira.
taddeu vargas
TaVar

Ps. A frase-título do post não é minha. Foi veiculada em out-doors na cidade de Campo Grande, MS, por um grupo de empresários e aficcionados por futebol.

28 comentários:

Bia disse...

Bom: O assunto é futebol...não domino e lhe confesso que só curto mesmo este tema na Copa...e como boa brasileira, acredito sempre que seremos campeões...
Gostei demais de seu comentário em meu blog!
e por aqui também estarei mais vezes!
Lindo domingo para você!
beijos!

Bia

Paula Betzold disse...

Oi Querido... mesmo sem entender nada de futebol e gostando dessa situação, (a ignorancia é a mae da felicidade, né?!) acredito que nao vai dar em nada essa copa. mas enfim, torcer pra estar errada! beijinhos

Angel disse...

Torcer, né?! Afinal, somos brasileiros e não desistimos nunca...

:/

Abraço!

Chris B. disse...

Olá,

Compreendo muito bem o que escreveu aqui e é lamentável. Já ouvi um técnico de futebol dizer que a copa do mundo agora está servindo para ajudar os países que estão precisando de dinheiro... e não é mais uma copa do mundo para disputar o futebol como esporte.

Merecemos ou não?!
Beijo e adorei o post..adoro esporte.

Antonio Ricieiri Biasus disse...

Bom,muito bom.

Abraço!!

Márcia Luz disse...

Olá!

Obrigada por sua visita ao meu blog e elo comentário. Fiquei muito feliz.

Um grande beijo.

Persio Presotto disse...

ei, taddeu, muito obrigado pela visita e elogios ao meu blog! é um prazer recebe-lo! abs, persio

VASCODAGAMA disse...

Oi marujo!!!!
Não estendo de futebol
masssssssssss
se PORTUGAL não conseguir !!!!
que seja o BRASIL a ter essa alegria.....

VOU VOLTAR

Zane BZZ disse...

Vi algumas pessoas aqui no Rio revoltadas, torcendo pela Argentina, só pra se vingarem do Dunga!... Mas...ver as ruas tão decoradas, o verde-amarelo nos muros, nas unhas, nas roupas dos cachorros,nos aparelhos ortodônticos, nas tiaras dos bebês...essa energia, alegria e esperança,ainda que por algo remoto, já vale a pena...e como!!!

Aline disse...

Olá, Taddeu! Não sei se o Brasil leva o hexa, mas eu, particularmente, acredito na inteligência, na experiência e na técnica do Dunga. E, embora o jogo de hoje tenha sido um pouco decepcionante, nós ganhamos. Estou torcendo e acreditando muito na seleção escalada pelo técnico da nossa seleção.

Beijos!

Maria Helly disse...

Espero que sua intuição agora esteja enganada, caro amigo, e quero crer o que todos dizem, que DEUS É BRASILEIRO, e que o hexa será nosso.
Mas não sei se a FIFA irá deixar isso acontecer, pois a próxima copa será no Brasil, e seria melhor ganhar aqui. E estando tão vulneráveis assim seria covardia, concorda??? rsrsrrs
VAMOS TORCER E TER FÉ NO MELHOR PARA NOSSO PAÍS.
beijos,
Helly

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Cheguei ao seu blog através da amiga ValériaC. Está sendo gratificante para mim. Voltarei com mais calma. Grande abraço e parabéns pelas postagens.

Zane BZZ disse...

A Espanha perdeu da Suíça!!! A zebra desembestada anda solta! Nem tudo tá perdido para o Brasil!!!Bjs!

Márcia Vilarinho disse...

Como disse meu filho. O Brasil é tão especial, que valeu o jogo, morno do começo ao final, mas sobretudo pelo placar 2 a 1, e o sorriso do coreano ao final. É por essas coisas que eu acredito no hexa. Aguardemos, pois. Agora que realmente o Sr. Dunga não é técnico de futebol isso é a mais pura e incompreensível controvertida verdade absoluta, para desespero de todos os torcedores e quizá dos jogadores. Bem! Confiemos!!!!

Poupée Amélie™ disse...

Olá!
Obrigada pela visita em meu blog.

Adorei a frase! De uma criatividade bárbara (os outdoors poderiam vir para SP também)!
Infelizmente, mesmo nao sendo craque (hehehe) no assunto, vejo nitidamente que se continuarmos a jogar como jogamos contra a Coréia do Norte, logo, logo, estaremos de volta... très triste!

*** Sigo!

Cris disse...

Não entendo de futebol e como dizem: Futebol é o ópio do povo!

Hmmmmmm, já sei que vem bomba....rs

Não torço para o Brasil e para país algum, mas desta vez, estou torcendo para qualquer país africano. Essa copa do mundo na África foi a maior bola fora que a FIFA milionária e interesseira e demagoga poderia ter assinado.
Querem mostrar o que ao mundo?
Investiram em estádios, hotelaria e alguns empregos que durarão o tempo da copa. Quando sairem de lá o povo continuará com todos os eus problemas e o dinheiro volta com a FIFA e com meia dúzia de altos patrocinadores.

Pra mim, tanto faz se é Dunga ou qualquer outro. Ter cinco ou seis estrelas na camisa oficial do time do Brasil não mudará nada a realidade deste país às vesperas de uma eleição, onde o maior foco está sendo esquecido: todos os governos estão acabando e abrindo todas as portas para a devastação da única fonte de vida que ainda se tem: Amazônia. O único lugar capaz de equilibrar em parte, novamente o caos da destruição.

Xiiiiiiiiii, ativista comentando dá nisso. Fala muito e mete bronca, pq já sabe que na verdade, nada vai acontecer e estamos agonizando com olhos vendados.

beijos

Vanessa Souza disse...

Nada entendo de futebol :)

Maria disse...

Força Brazil!!! (e Portugal rsrsrs)

Um beijo
Maria

Maria Rodrigues disse...

Amigo, passei para lhe desejar um sereno e feliz fim-de-semana

"A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos." (Autor desconhecido)

bjs do tamanho do infinito
Maria

Maria Flor Atêlier disse...

Olá.
Muito obrigada pelo carinho e pela visita no meu blog.
Seja bem vindo sempre.

E quanto a Copa.
Vamos torcer não tem jeito. Brasileiro não desiste nunca. rss

beijão
Alê

A Designer de Joias disse...

Olá Tadeu, adorei sua visita em meu Blog. Sinta-se a vontade para voltar quando quiser.
Parabéns por seus criativos trabalhos.
Um grande abraço

Escrito de Batom disse...

Olá! Obrigada por seguir o Escrito de batom!
Gostei do seu blog!
Bjos!
=)

Cissa Branco disse...

Tadeu,

Não acredito que você é de Porto Alegre!!!
Abraços

Anônimo disse...

Obrigada...
pelas gentilezas deixadas
por você lá no meu blog...
Depois de longa ausência...
voltei...
Beijos floridos e belos...
Leca

Blue Fairy Garden disse...

Fiquei triste com a arrogância do Dunga! Mas tenho esperança que ele faça um bom trabalho1

Blue Fairy Garden disse...

Fiquei triste com a arrogância do Dunga,mas vamos torcer para que ele faça um bom trabalho!

Hélia Barbosa disse...

Olá, amigo!!

Por enquanto, ainda acompanhando os jogos e vendo no que vai dar...

Confesso que gosto de assistir, mas não entendo muito de escalação, não... rsrs

Beijos!!

Camilla disse...

Olá, Taddeu. Estive um tempo afastada do meu blog e, quando o vi, encontrei um comentário seu que muito me deixou feliz e grata. Vendo suas postagens, encontrei textos encantadores, sejam por sua formas bem estruturas, por suas mensagens e reflexões ou por sua escrita cativante. De fato, conquistou uma leitora com textos como "Você é você?", "Foco no invisível" e "A janela dos sonhos".
Sobre sua crítica a respeito do futebol brasileiro, achei muito boa, especialmente porque foge ao que se ouve por aí: críticas impensadas ao trabalho do Dunga, sem qualquer conteúdo ou fundamento.
De qualquer forma, embora tão desacreditada, a Seleção está se mantendo e abstraindo as pessoas (seja para o bem ou para o mal). Fica a expectativa de uma melhora, que nada é impossível.