02 janeiro 2009

Textos Escolhidos (5)

Em abril eu completaria 6 anos, mas o Colégio Santa Terezinha não aceitou minha matrícula no primeiro ano. Minha mãe conseguiu negociar uma solução atípica, só possível em escolas particulares, e mesmo assim no interior ...e naquela época. As freiras toparam me receber no início do segundo semestre, quando eu já teria completado a idade para estar matriculado no primário. E eu que me virasse com o aprendizado do conteúdo da primeira metade do ano. E estamos falando de minha alfabetização.
A tarefa era difícil, mas eu tinha em casa a pessoa que faria toda a diferença. Minha irmã me alfabetizou e me preparou para ingressar no segundo semestre em condições de igualdade com meus colegas.
No final do ano recebi meu boletim, com um presente e um inesquecível abraço carinhoso e emocionado da Irmã Gregória, responsável pela minha turma, com os cumprimentos pelo 5º lugar alcançado com apenas um semestre de aula e numa turma de quase 30 alunos. Mentalmente agradeci e dediquei à minha verdadeira professora aquela conquista.
Este fato marcou a minha infância, como o primeiro grande desafio a ser vencido. Embutido na provação veio a sensação de que não estaria sozinho. Por alguma razão que não conseguia identificar, eu estava certo da vitória final, como se estivessem à minha disposição forças poderosas, que me ajudariam a alcançar o resultado, independente do grau de dificuldade da empreitada.
taddeu vargas

Nenhum comentário: