04 julho 2010

Torpedo

taddeu vargas
Quando a criança estava terminando de escrever a frase na areia, na beira do mar, a onda vinha se aproximando.
Vi o rostinho infantil sorrir, tranquilo, como se tivesse combinado com o mar, que a mensagem escrita na areia iria ficar ali para sempre!
O que vi em seguida, acho que não vi, sonhei, mas o que sonhei, ou vi, foi a frase ser levada pela onda do mar. Pude ler o que estava escrito na onda e nunca vou esquecer!
A onda já ia longe levando a mensagem, e a criança feliz, se despedia de sua amiga mensageira, com mais um sorriso!
taddeu vargas
TaVar

03 julho 2010

Seleção X Brasil

taddeu vargas
Faltavam técnico e craques, como já se sabia, mas a derrota, antes da final, acabou vindo por outro motivo. O desequilíbrio emocional derrotou a seleção brasileira, no segundo tempo do jogo no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elisabeth, na África do Sul.
A união do grupo, coisa tão saudável em qualquer tipo de ação, por causa dos acontecimentos de 2006, foi tão priorizada, que virou uma competição do grupo contra todos. A seleção do Dunga jogava para provar que a imprensa e o mundo estavam errados e somente eles detinham o conhecimento e a verdade.
Da maneira bélica que a relação com as pessoas que estavam fora do grupo foi construída, só deixava uma alternativa: ganhar todos os jogos e ser campeão do mundo. Qualquer coisa menos que isso seria um desastre. O isolamento absoluto da seleção, as tensas entrevistas coletivas, os treinos fechados, o mau humor constante do treinador, foram apenas os ingredientes de uma condução neurótica, equivocada e desastrosa.
Esse ambiente de isolamento que entrincheirou a seleção, criando uma competição contra todos, na obstinada pretensão de provar, que a única possibilidade de se obter a vitória era trilhar o caminho eleito pelo comando do grupo, desgraçou a seleção brasileira quando sofreu os gols na partida contra a Holanda.
Sim, por que aí teria que jogar futebol, um futebol organizado, com destaque para as estrelas do time, revertendo o placar negativo. Para isso precisava cabeça fria, tranquilidade, ...equilíbrio emocional! Mas isso não foi treinado!
A possibilidade de sofrer uma derrota, dando razão a todos os desafetos cultivados durante a campanha de preparação instalou o desespero, destemperou o plano tático e permitiu que as falhas individuais determinassem o placar.
Quem se enclausura nas dependências de uma opinião, considera tudo que estiver do lado de fora o argumento de um inimigo, criando o paradoxo de uma partida de futebol da seleção brasileira X Brasil.
taddeu vargas
TaVar
taddeu vargas