30 novembro 2009

Sonho sonhado rima com Jogo jogado


Sonhei que estava no Rio de Janeiro, no Maracanã, lotado. Não estava ainda bem encontrado no sonho, e na dúvida se era ou não realidade, quando o time do Grêmio entrou em campo.
À minha volta, - eu deveria estar no meio da torcida do visitante - torcedores do Vasco, do Fluminense, do Botafogo...e do Inter. A camiseta colorada ocupava quase que por inteiro o cenário daquele setor da arquibancada.
Achei meio esquisito ver, de um lado a nação rubro-negra gritando mengôôôôôô..., e de outro lado, onde eu estava, nenhuma camiseta do Grêmio, suposto adversário do time carioca.
Os torcedores com camiseta do Inter cantavam "...tricolor, tricolor, tricolôôôôôôr...com tanta devoção e preparo, que lembravam a Geral em dia de decisão no Olímpico Monumental.
O time de azul, preto e branco era formado por jovens jogadores, e era notório o nervosismo da maioria, com a imponência e o ruído ensurdecedor do caldeirão pintado de vermelho e preto.
O jogo começou, e pela vibração da torcida, empurrando o Flamengo para cima do adversário, podia-se prever até um goleada...mas a torcida do Inter, ou melhor, a do Grêmio, com camisetas trocadas, continuava a entoar o brado de guerra da Geral, quem sabe acreditando na imortalidade do escrete visitante.
O Flamengo não conseguia abrir o placar e aos poucos a gurizada da azenha foi gostando do jogo. Chegavam antes na bola, paravam as tabelas e jogadas de efeito do Mengo com falta, num estilo pouco autoriano, e desafiavam o poderoso adversário, virtual Hexa-Campeão Brasileiro, com penetrações perigosas em sua grande área.
E a torcida...ahh! a torcida já ensaiava um "Até a pé nos iremos..."
O banco tricolor ordenou que todos os reservas fossem para o aquecimento (pareciam meninos da escolinha), pegando todos de surpresa, pois o time estava jogando muito bem e ninguém se machucara. Depois do jogo soube-se que os reservas do time principal também tinham tido suas férias antecipadas, por alguma razão de ordem burocrática.
No campo, já na metade do segundo tempo, o único time que procurava o gol e mantinha-se mais tempo com a bola era o tricolor, inobstante os gritos vindos do banco gremista, para que se contivesse e respeitasse o adversário.
Mas os guris estavam fora de controle e em uma jogada coletiva insinuante, e de muita raça, repetindo o treinamento dos juniores, envolveram a defesa do flamengo e marcaram 1X0.
Eram 40 minutos do segundo tempo.
A torcida desceu a arquibancada do Maracanã.
A avalanche deixou meu sonho tumultuado e confuso, pois nunca tinha visto uma versão com aquelas cores.
Depois dela vi apenas mais alguns flashes, já no aeroporto Salgado Filho, onde a delegação tricolor foi recebida pela torcida vermelha, que empunhava bandeiras azuis, sendo que alguns fanáticos, inclusive, vestiam o manto sagrado, e entoavam ...tricolor, tricolor, tricolôôôôôôr!
Acordei com o som do rádio, no programa Sala de Redação (era uma sesta), com o Prof. Ruy e seus maravilhosos e sábios companheiros do Sala, falando de um caminhão do corpo de bombeiros que conduzia a delegação do Grêmio, no meio de uma multidão de ensandecidos colorados que bradavam tricolor, tricolor, tricolôôôôôôr.
Desliguei o rádio e voltei a dormir, tentando sintonizar um outro sonho, pois aquela realidade era demais para um gremista.
taddeu vargas

24 novembro 2009

Marketing Pessoal


Nem todos dão muita importância, já outros nasceram com um viés para cuidar de detalhes da apresentação de seus interesses, seja no âmbito profissional, assim como no pessoal e, de um modo geral, em tudo aquilo em que se envolvem. Muitas vezes, até na formulação ideal para a abordagem do próprio cônjuge, filhos, pais, etc...
Marketing pessoal é o processo pelo qual se conduz um assunto, um projeto, uma missão, de modo a atrair o interesse geral, pelo valor que se atribuiu à própria atuação no processo,  procurando gerar plena satisfação a todos os envolvidos.
Assim conceituado, sem rigor técnico, e de própósito, deixa à mostra a possibilidade leiga de manejar esta ferramenta eficaz, no trato do nosso dia-a-dia.
Inconscientemente, todos usam marketing para resolver suas questões, em algum grau. Todavia, poderiam alcançar maior êxito em todos os aspectos de sua vida, caso tivessem acesso à orientações básicas, de como apresentar uma idéia no trabalho, de se apresentar pessoalmente, defender um projeto, ou, até mesmo negociar com seus familiares sobre uma posição pessoal.
Sempre tive vontade de escrever um livro sobre esse tema, mas via blog a tarefa ficou simplificada, e é o que vou fazer por aqui.
Semanalmente deixarei um post com dicas de marketing, na tentativa de auxiliar meus queridos leitores (foram 267 a semana passada) a terem mais sucesso em suas interrelações.
taddeu vargas

Criar


Hoje o dia nasceu magnífico. Às 5h53 uma chuva forte lavou a cidade, purificando o ar e dando de beber a toda a natureza.
Às 6h15 um clarão de Luz invadiu meu quarto, mas os brilhantes raios brancos não vinham da janela, e ficaram ali até eu adormecer novamente.
Todo novo dia o Universo nos convida para uma faxina em nossa vida. Limpá-la das escolhas que não faremos mais e visualizar a beleza da luz que a constitui, circunda e mantém, mudará nossa perspectiva e trajetória.
Se repetirmos isso a cada dia, estaremos escrevendo uma outra história, com muitas chances de sintonizar nossa vida terrena, com os desejos que manifestamos quando emergimos neste corpo físico.
Quando isso aconteceu, nossa intenção não era vir a este mundo para aprender, viríamos para criar. Lembrar quem somos realmente e criar uma nova experiência, que modifica o Universo.
Por isso o nascer do dia é tão importante, porquanto ele trás esta revelação: a abertura da temporada da criação.
Amanhã falaremos mais disso.
Até lá.
taddeu vargas

23 novembro 2009

Amores


Amor atropelado pela separação dilacera o coração, atrapalha até a respiração e esvazia a gente do sentido, do rumo, deixando somente uma casca fora do prumo.
Paixão rasgada afeta o estômago, tira a fome e retarda o acordar, deprimindo o sorrir, curvando o olhar.
Não há remédio para deixar de amar; pode beber, comer, chorar, que não vai passar...
Há apenas uma forma de pensar, que pode atenuar: é subir um degrau e ver no amor incondicional, o corpo, cujas células são os amores mundanos, que mesmo doentes e de luz ausentes, não conseguem tirar o brilho do maior de todos os sentimentos sobre-humanos
taddeu vargas

20 novembro 2009

O novo Eu


Se você chegou aqui e está na frente do computador lendo este texto, faça uma reflexão comigo, pois ela pode mexer com sua realidade neste momento. Agora!
Como seres criadores que somos, detemos um poder imenso para fazer acontecer a realidade de nossos sonhos, ou mesmo a materialização de nossos pequenos desejos cotidianos. Disso poucos humanos ainda duvidam.
Se é assim, porque perdemos tempo olhando para trás, em direção ao passado, tentando esclarecer quem somos agora?
Ora, nosso poder de criação está rigorosamente no presente, e nele está o embrião de quem seremos, e assim nos projetamos como produto de nossa criação atual.
Quando deixamos nosso passado para trás e focamos nosso momento presente, dirigindo toda nossa energia para gerar pensamentos compatíveis com nossos desejos, geramos um momentun criador de novos sentimentos.
Esses pensamentos e os sentimentos decorrentes deles são o projeto do novo eu...o eu desejado. Independentemente do eu anterior, e de todos os sentimentos e recordações que possam estar ligadas a ele.
Isso não é fuga, é criação. Somos seres em constante processo de criação, buscando um estado de ser compatível com liberdade, crescimento e felicidade, e a evolução se dá sempre a partir de um momento divisor, de escolhas relacionadas àquelas que formulamos quando da escolha primeira, que inaugurou os preparativos para a viagem a este agora.
taddeu vargas

16 novembro 2009

Noite Mágica



Foi muito mais do que todos esperavam. Muito além dos normais momentos de emoção que esses encontros proporcionam. O que vivemos no sábado (14/10/09) foi uma noite mágica, onde o limite da emoção estava irremediavelmente salvo no olhar de cada um dos colegas.
A energia vibrante que ocupava cada canto do salão onde nos reunimos para comemorar 35 anos de nossa formatura... quase dava para pegar.
O carinho, a admiração e a saudade ficaram suspensos por muito tempo, numa espécie de período de gadruação para a cerimônia de formatura dessa temporada de ausência do convívio. Do ponto de vista da emoção que cada um de nós sentiu, nas duas ocasiões, eu não estaria exagerando se dissesse que a verdadeira formatura ocorreu agora.
Não poderia se esperar outra coisa, pois era uma turma diferente, parecia mais uma família, tamanho era o sentimento de cumplicidade e as demonstrações explícitas de solidariedade que vigoravam no grupo. A expressão comprometimento, que na época era pouco comum, retrata bem o envolvimento dos colegas em relação à turma, como se o 3º ano do Curso Científico de todos nós fosse uma causa.


Imagens do encontro (14/10/09)








taddeu vargas

14 novembro 2009

1974


Hoje é dia de reencontros. Vou reviver meus tempos de Colégio Santa Terezinha, na minha terra natal, com meus colegas do então curso científico. O cenário era metade dos anos 70, em plena ditadura militar, quando ficar de boca fechada, do ponto de vista político, era prudente. Cautela recomendada principalmente para estudantes.
Mas também era tempo de curtir The Beatles, The Rolling Stones, Johnny Mathis, Charles Aznavour e a jovem guarda de Roberto Carlos e cia., além de vestir calças LEE e usar cabelos longos (ou até o estilo black power, como na foto). Todavia, obrigatoriamente, devia sobrar algum tempinho para estudar, pois a cobrança das freiras era inevitável.
São muitas as recordações daqueles maravilhosos tempos da minha Santo Antônio da Patrulha, terra querida, cenário da maioria dos meus sonhos noturnos desde então. E destes, grande parte revivem momentos pontuais da vida escolar, colegas, pátio do colégio, sala do grêmio estudantil, as gincanas, a primeira namorada, as loucas paixões adolescentes, as amizades inesquecíveis...
Hoje é dia de ouvir muitas histórias, escutar narrativas de situações que não nos lembrávamos mais, episódios que nos escaparam à percepção e também, com certa curiosidade, ouvir dos colegas sobre minha participação na vida deles, naqueles tempos.
É uma viagem no tempo, tempo que volta para relermos nossas experiências e saborearmos a alegria de rever os personagens que encenaram o enredo de nossa história.
Amanhã eu volto para contar como foi e certamente para trazer algumas daquelas histórias esquecidas ou desconhecidas. E voltarei mais feliz, mais inteiro, mais consciente, com o resgate de muitos relatos, fatos, leituras, lembranças e pedaços de mim que ficaram lá atrás.
taddeu vargas

13 novembro 2009

Manhã de sexta


Calor e chuva inauguraram essa manhã de sexta-feira, 13. E só agora me dou conta de que esse é meu dia de sorte.
Às vezes, temos dificuldades de enxergar o horizonte, mesmo tendo treinamento suficiente para saber que ele está lá.
Assim, é sabido que minha sorte está mantida, e hoje ampliada, mas meu ser externo, com as limitações normais dos seres humanos, tem outros olhos para ver essa verdade.
Cada um puxa para um lado, e eu fico aqui me perguntando: vou meditar ou vou pra rua tomar banho de chuva?
Talvez, a verdade esteja nos dois. E talvez, também, nisso resida a maior de todas as verdades de nosso complexo ser: a dualidade humano-espiritual que nos habita.
Este foi um tema sobre o qual investi muitas de minhas madrugadas, cheguei a criar uma expressão para defini-lo. Mas foi preciso revivê-lo para entender esse começo de dia.
taddeu vargas

11 novembro 2009

De volta ao Silêncio


Quando eu entro no silêncio, fechando a porta desse mundo, vejo-me num palco infinito, de possibilidades milagrosas.
Alí, onde moram os deuses, a comunicação é comandada pela sutileza do pulsar dos corações, pelo sentir.
Na quietude do silêncio, Deus se aproxima... e minha existência começa a fazer sentido. Meu ser se confunde com o divino e o poder e a luz vêm habitá-lo, consumindo com qualquer limite porventura remanescente.
A sensação nesta dimensão é de paz absoluta, poder sem limites, felicidade plena, deixando uma bela pista às muitas perguntas que o ser humano sempre se fez.
Agora, começo a sentir uma linda melodia, vinda de um lugar improvável, que não quebra o silêncio, mas o emoldura, embala e prepara meu retorno à morada transitória do meu ser, que atende pelo nome de Taddeu.
taddeu vargas

Pensamento e Ação


Temos uma necessidade de agir, mesmo sem identificar com cautela o tipo de pensamento que precedeu àquela ação e, invariavelmente, acabamos construindo uma situação não desejada. Com isso, quase sempre os resultados de nossas vivências, nos diversos campos da atuação humana, estão longe de representar nossos desejos mais íntimos e mesmo os mais declarados. Quando falo de desejo mais íntimo, me refiro, principalmente, àqueles manifestados antes de assumirmos nossa identidade física atual, ou seja, formulados como base de nosso planejamento antes de emergirmos aqui na terra.
Ao contrário, quando elencamos nossos desejos, através do elemento criador pensamento, carregando essas vontades com o sentimento de satisfação pelo alcance do desejado, nossa vida flui melhor, com a obtenção de nossas preferências.
Isso vale para segurança pessoal, dinheiro, destaque no trabalho, amor, enfim, para as coisas do dia-a-dia, assim como para nossos desejos mais significativos, nesta experiência aqui na terra.
A construção efetiva de nossos mais acalentados desejos somente se dará pela criação de pensamentos que estejam em harmonia com esses desejos, para, em ato contínuo, sentirmos a realização daquilo que elegemos no nosso querer, para depois, se for necessário, agirmos de modo a completar o ciclo.
taddeu vargas

10 novembro 2009

O Caminho e o Silêncio

Existe um caminho que pode ser trilhado. É o mais gratificante percurso que podemos fazer, com o benefício de não exigir qualquer deslocamento físico.
A viagem dos sonhos mais acalentados, que nos leva diretamente aonde a felicidade e a paz residem é possível, quando utilizamos o silêncio como veículo.
Ele, embora discreto, difícil de encontrar e aparentemente insignificante, quando acessado assume a dinâmica de nossa grande viagem, transformando-se no lindo cenário da travessia até nosso EU.
Personagem invisível, abstrato e quase inviável, a partir do dia-a-dia da sociedade humana, o silêncio é visível, concreto e protagonista do mais espetacular de todos os encontros que podemos almejar.
Os sentimentos nobres da liberdade, felicidade e crescimento, são estações pelas quais passamos e que incorporamos ao navegar numa trajetória silenciosa em direção à alma.
Como todo caminho, tem no conteúdo do percurso, as boas novas da vida, que geram aquelas qualidades emocionais, que juntas significam... LUZ.
Este é um bom caminho.
taddeu vargas

09 novembro 2009

18 anos com o Mestre


Conhecer o Mestre Ascencionado Saint Germain deu sentido à minha vida. Experimentar a força magnética das palavras do Mestre na solução de qualquer tipo de problema, mudou completamente o perfil dos conceitos que até então tinham escrito minha história.
Neste dia em que comemoro 18 anos desse mágico encontro, agradeço a Deus pela maioridade e privilégio desse conhecimento.
De tudo que o Mestre me ensinou, o que mais mudou minha maneira de agir em relação à vida, foi postar-me resoluto e antecipadamente agradecido pela manifestação de meus desejos, como se já satisfeitos, por mais improvável que fosse sua ocorrência. E Ele explicava que o princípio da precipitação está ao alcance de qualquer ser humano, de qualquer filho de Deus.
A atitude de "EU SOU" nos faz deuses de nossas vidas, de nossos desejos, e transforma o aparentemente impossível em muitíssimo provável.
Muito obrigado Mestre querido, pelo que alcancei e também pelo que não obtive, pois ainda não consigo ter clareza suficiente para diferenciar completamente o verdadeiro do falso. Mas, se ainda sobra nevoeiro na manhã da minha vida, é certo que o Sol absoluto não tardará a saturá-la da clareza e da perfeição do Senhor.
Enquanto não posto o texto novo...deixo esse do aniver de 16 anos.
taddeu vargas

06 novembro 2009

Amanhecer


Acordei há pouco...e só agora me dei conta das mudanças em curso. Falo das mudanças desaparentes, aquelas que quase sempre notamos muito depois de ocorridas. Começo a percebê-las, enxergar seus vultos, escutar os sussuros das novas palavras ...os tons e cores desta nova temporada da verdade.
Uma das novidades é eu de volta ao editor de texto, tentando juntar algumas palavras e a outra é acordar e "respirar" o Rio Grande, se bem que não é dessas mudanças que eu falo e talvez seja mesmo precoce falar delas, mas quem decidiu estar aqui não foi minha mente, portanto que fale aquele que tudo sabe...e sente.
É uma manhã diferente. Lembro de algumas parecidas com essa em minha vida. Todas com a marca do recomeço, de um novo caminho...de reinvenção! Será possível "escrever" uma história ainda mais bonita das que já escrevi?
Meu coração estará aqui para contar.
taddeu vargas